Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Originalismo Pensadorista

O Pensadorismo é a forma radical do pensamento originalista. Trata das reflexões filosóficas fazendo a arrumaçõ artística do pensamento.
O pensamento é a análise do comportamento humano, resultado das reflexões filosóficas sobre o homem, a vida e o mundo.
O poema que mais atende as necessidades dessa vertente é o soneto por causa da forma fixa sintética e rigor formal. Mas, normalmente surge em versos livres ou em oitavas imitando as oitavas heróicas com versos livres, porém rimados.
Geralmente, o poema com oitavas é composto de três estrofes, sendo a primeira a introdução ou apresentação do tema, a segunda o desenvolvimento e a terceira, a conclusão. É uma alusão ao soneto, porém, o poeta comenta todas as variações sem se preocupar com a métrica.
O pensamento pode ser abordado não só como pensa o poeta, mas, o que os outros pensam, para apresentar os equívocos.
Nesse caso o autor elabora o conceito ou as várias opiniões formadas sobre aquele tema, mas que no fim ele emite aquilo que ele acredita ser o verdadeiro significado ou o conceito que é mais particular, mesmo que busque o universal.
No Canto XVI de Cantos Originais I, F. J. Hora trata da separação separação de corpos, de sentimentos entre um homem e uma mulher.


CANTO XVI
E a separação de corpos...


Quem disse que é amor
Uma namorada ou o relacionamento
Ou que é amoroso
O sexo, o desejo no envolvimento
A paixão ou um namoro
Como se fosse um só sentimento?

Separação amorosa, sexual
Ou quem sabe até passional,
Três casos que causam confusão
Representam o fim da união
Puramente física e carnal.

Sobre separar, antes não juntasse,
Pois, para mim não pode mudar
Essa mera e simples condição,
Que não se envolvam só por paixão
Mero desejo, sonho ou atração
Mas, uma vontade de completar.

O poema de três estrofes trata da separação, mas o título não apela para falar propriamente sobre o assunto, mas, comentar o assunto. Veja que o título é "e a separação...".
Na primeira estrofe temos o equívoco que leva à separação propriamente dita. O poeta fala da confusão de sentimentos, de achar que a paixão e o desejo é amor e chamar de amor a namorada ou o namorado.
Mas, afinal, qual é o equívoco que causa a separação? É justamente resumir os sentimentos de natureza carnal em um sentimento espiritual maior que é o amor.
Na segunda estrofe, o poeta diz, afinal, o que é a separação e quais os tipos de qual ele está falando. Segundo ele "é o fim da união/puramente física e carnal".
Já na terceira ele mostra a condição que a separação impõe e sugere um motivo para para a união, na tentativa de prevenir a sepraração.
Então, esse é um típico poema pensadorista, onde o pensamento está arrumado artisticamente. No final ele fala de uma vontade de completar e uma vez completo o ser, deverá permanecer assim, a fim de que não se descomplete mais. Essa interpretação abre um leque de outras formas de completar, mas o correto, originalmente, é o casamento.

Características do Pensadorismo

  • Conceitualismo;
  • Arrumação artística do pensamento;
  • Reflexões filosóficas;
  • O homem, a vida, o mundo;
  • A busca do eu;
  • Romance psicológico;
  • Romance introspectivo;
  • A condição da mulher e a hipocrisia dos papéis;
  • O passado e a riqueza cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário